Na Primeira Etapa, temos a apresentação dos temas de Matemática e Educação Financeira contextualizados com as atividades do projeto. Para iniciar a conversa com os estudantes, você pode apresentar aos alunos a diferença entre Matemática Financeira e Educação Financeira. Os temas de Matemática previstos para esta etapa são sistema de numeração decimal, sistema monetário brasileiro, operações com números naturais e divisão euclidiana e propriedades da igualdade.

A primeira coisa a fazer em sala de aula será a apresentação do programa aos estudantes. Haverá muitas novidades e os jovens vão ficar curiosos quanto à proposta de um trabalho que associa Matemática e Educação Financeira. Mais ainda, é provável que eles fiquem bastante interessados ao saber que terão a oportunidade de propor e executar um projeto próprio - escolhido e executado por eles mesmos, de modo a obter uma conquista desejada por toda a turma.
Acesse as atividades extras que vão além do conteúdo presente nos livros físicos. Aqui você poderá acessar e baixar PDFs com atividades para cada capítulo, dando um passo além no ensino de habilidades matemáticas.
O que é matemática financeira? O que é educação financeira? Existe diferença entre esses dois campos do estudo? Para responder a essas perguntas, o texto BNCC inclui Educação financeira em Matemática, publicado pelo site Nova Escola, nos convida a essa reflexão. Clique aqui para acessar.
Procurar conteúdo na internet pode ser uma tarefa trabalhosa, uma vez que podemos não encontrar material no formato ou linguagem adequada para o uso com os estudantes. Pensando nesta dificuldade enfrentada por professores, sugerimos como ferramenta de apoio o site Por Quê?. Este site foi desenvolvido para aproximar o público não especializado aos princípios econômicos básicos e mostrar a importância e a aplicação prática desse conhecimento. Portanto, seu material é produzido em linguagem acessível, ao mesmo tempo que trata dos mais variados temas dentro de Economia e Educação Financeira. Você pode consultar gráficos, infográficos, artigos de blog, e vídeos sobre temas de economia e atualidades, e também a Econopédia, uma enciclopédia virtual de termos essenciais da Economia.
Ao fim da aula, você pode solicitar um feedback dos estudantes por meio do Formulários Google e enviá-lo via Google Sala de Aula. Você poderá visualizar os resultados de forma assíncrona, à medida que os jovens realizam as atividades. Como todas as respostas ficarão disponíveis em seu Google Drive, você poderá acessá-las sempre que necessário ao longo do projeto. Você pode se inspirar em um modelo clicando aqui. Importante: não envie esse formulário para seus alunos. Você precisa criar o seu para conseguir acessar as respostas. Caso você envie o link do modelo para seus estudantes, não teremos como identificar quais foram as respostas da sua turma. Para retomar como elaborar um formulário do Google, acesse este tutorial
Por que os números são escritos da forma como vemos hoje? Sempre foi assim? Dá pra usar conhecimentos do sistema de numeração decimal para influenciar compradores? Por que valores com final ,99? Selecionamos alguns vídeos que respondem a estas perguntas.
Vamos conhecer um pouco sobre o sistema monetário brasileiro através de dois vídeos: O primeiro se chama De onde vem o dinheiro? e o segundo Sistema Monetário para Crianças.
Selecionamos alguns vídeos bem práticos que podem auxiliar o professor com as quatro operações básicas envolvendo números naturais.
O que significa o sinal de igualdade? Igual em matemática é o mesmo que igual no meu dia a dia? O que pode e o que não pode quando temos o sinal de igual em uma expressão numérica. Esses questionamentos podem ser trazidos pelos alunos e o vídeo do canal Cariacica tenta trazer essas informações de forma bem lúdica.
Vamos conhecer algumas ferramentas para facilitar a aplicação do projeto e tornar as aulas mais dinâmicas?