Para auxiliá-los a criar, organizar, aplicar e corrigir atividades, apresentaremos as ferramentas Google. E, para tornar a aula mais interativa e auxiliar os alunos a desenvolverem autonomia sobre o conteúdo que aprendem, apresentaremos conceitos e ferramentas para construção de um Mapa Mental e de um Infográfico.

As ferramentas Google são aplicativos online e gratuitos com diversas funções: criar e editar textos, planilhas, inserir e organizar vídeos e até mesmo organizar conteúdo didático. Elas podem e devem ser utilizadas tanto pelos professores quanto pelos alunos para o desenvolvimento. Clique nas imagens para acessar um tutorial de cada uma!
Os dispositivos compartilháveis e as ferramentas colaborativas do Google ajudam os professores a preparar todos os alunos com formas novas e mais interessantes de aprender as habilidades necessárias.
Para potencializar o trabalho por projetos utilizando o Google Suites, é necessário que tenhamos clara a função de cada uma das ferramentas e que elas serão necessárias para a gestão do projeto. Para isso, siga as dicas:
Registros
Registre todo o processo e crie uma pasta com cada um dos projetos da sala. Se a turma se dividir em cinco grupos, crie uma pasta para cada grupo para que tenham todo o entendimento do projeto por meio de registros.
Incentivo
Incentive os estudantes a participarem de produções coletivas. As ferramentas Google proporcionam o seu uso em momentos assíncronos.
Criação
Crie formulários para coletar respostas e, assim que as obtiver, coloque-as na pasta do grupo respectivo para que você possa refletir com os estudantes cada etapa do projeto.
Acompanhamento
Faça o acompanhamento do projeto acessando os documentos que forem preenchidos pelos estudantes, assim você estará sempre a par do entendimento e processo dos estudantes.
Momentos
Proponha momentos assíncronos. Dessa forma, você estimula a autonomia dos estudantes na execução do próprio projeto.
Organização
Na pasta do Drive destinada a cada grupo, crie um portfólio do processo com fotos e vídeos. Dessa forma, os registros estarão mais completos, para além de textos e planilhas.
O mapa mental permite organizar conceitos e/ou ideias que vão se ramificando sob a forma de galhos, formando uma “árvore do conhecimento”. Esse mapa possui uma estrutura flexível, sendo possível adicionar a ele outros elementos, como desenhos, imagens, vídeos etc.
Aqui disponibilizamos algumas ferramentas digitais para te ajudar, mas lembrando que você pode ensinar os alunos a criar seus mapas mentais à mão. Veja como neste vídeo aqui.
MindMeister
Facilita a criação de mapas mentais. Possui um editor intuitivo que permite mapear ideias junto com sua equipe, de forma rápida e atrativa. Você pode acessar um tutorial em vídeo aqui.
Canva
É uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Você pode conferir um tutorial em vídeo aqui.
Creately
Software com várias funcionalidades que o ajudam a criar um mapa conceitual de forma simples, inovadora e rápida. Tem uma biblioteca abrangente com vários modelos de mapas e diversas opções de personalização. Você pode acessar a um tutorial em vídeo aqui.
Lucidchart
É um espaço de trabalho visual que mescla diagramação, visualização de dados e colaboração para acelerar a compreensão e promover a inovação. Você pode assistir a um tutorial em vídeo aqui.
Infográfico é um tipo de linguagem que associa elementos verbais (frases curtas) a elementos não verbais (imagens, sons, gráficos etc.). Sua principal função é informar o leitor de maneira simples, rápida e objetiva. Na elaboração de um infográfico, é importante prestar atenção à consonância entre os elementos verbais e não verbais, ou seja, texto, imagens e demais elementos devem se referir sempre ao mesmo assunto. Abaixo você confere um exemplo de infográfico retirado deste link.

Você pode conferir mais exemplos aqui: Infográficos | Por Quê?